Sobre

Quando fiz vestibular, escolhi o curso de Geografia, pois acreditei que ele fosse me direcionar para o dar aulas. Ledo engano! Em 2 anos aprendi muito entre muitas outras coisas, mas nada disso aplicado. Foi quando fiz outra graduação em Processamento de Dados foi que percebi que a evolução tecnológica ainda vai seria muito útil para a sociedade. E o futuro chegou.

A grande verdade é que mesmo no serviço público, ter uma forma diferente de ver o mundo era algo que poderia ser perigoso causando mudanças para pessoas que estavam acostumadas com a paisagem. E era assim que eu enxergava o futuro que eu queria. Eu sempre quis avançar nos desafios, ajudar os outros e jamais me acostumar com a mesmice.

Até que fui parar na Conformidade, mais especificamente o mundo da Conformidade de Registro de Gestão. Foi aí que vi uma grande oportunidade de cooperar com outros Conformistas. E isso mudou a minha vida!

Eu comecei a estudar a fundo sobre isso, mas não conseguia ter resultados. Mais uma vez eu achei que nada que eu fazia dava certo. Eu pensei em desistir de estudar e por várias vezes, pois achava que tudo isso era em vão, chequei a pensar que trabalhar com Conformidade era coisa de doido (como muitos me falavam). Mas eu não desisti.

Tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe maravilhosa e conhecer mestres de nome do mercado e ver de perto casos de pessoas que saíram da situação caótica e se tornaram grandes Conformistas em seus órgãos. Isso me fez repensar sobre o que eu queria da minha vida e busquei colocar em prática tudo que tinha aprendido nos últimos anos.

Até que começamos a criar um modelo de trabalho organizado usando meu conhecimento adquirido. Conseguimos construir um equipe que me gerasse resultados positivos nas análises dos documentos, ou seja, até quando estou estruturando estratégias e estudando sobre este assunto, continuamos crescendo e avançando. Olhando para trás e vendo hoje, eu posso afirmar que realizamos um sonho. Um sonho que muitos têm: trabalhar e alcançar resultados.

Leia outros artigos de Conformidade de Registro em:  http://conformidadenapratica.com

conformidade-de-registro-de-gestao

12 Comentários

  1. Parabéns pelos exemplos da conformidade de gestão. Gostaria de saber se podemos UTILIZAR O MATERIAL na feitura de um manual para o CONFORMISTA, da UFRPE.

    .

  2. Ricardo Correia

    Paulo,
    Quando geramos o relatório para análise, através da transação IMPCONFREG, temos como resultado inúmeras páginas contendo os eventos.
    Gostaria de saber se podemos ao invés de gerarmos um consumo grande de papel para a geração do relatório se há a possibilidade de termos o relatório em pdf. Há algum impedimento para tal?

    Ricardo Correia

    • Olá Ricardo, Não há problema em armazenar documentos em PDF. Usamos aqui o SEI sistema eletrônico de informações (digitalizados)

      • Ricardo Correia

        Paulo, estamos procedendo a regularização desta transação em nossa UG (UFPE). Ainda não dispomos do SEI aqui em nossa unidade (UFPE). Porém questiono a impressão dos registros para análise e posterior conformidade. Há um material do TCU que detalha o passo a passo e que esclarece o seguinte : “Além da análise individual de todos os documentos emitidos, deve-se proceder a impressão do Relatório de Conformidade com todos os documentos para assinatura do responsável pelo registro desta conformidade, atestando a análise da conformidade e arquivo”.
        Enquanto não disponho do sistema eletrônico, realmente tenho que imprimir todos os registros?

        • Se a quantidade de documentos for muito alta você pode imprimir por amostragem. Poderia até mesmo fazer um documento fazendo referência a todos estes documentos (condensado do dia). Nenhuma administração pública tem servidores de sobra disponíveis para fazer a certificação de TODOS os documentos. Incentive seu órgão a instalar o SEI, há um decerto regulamentando isto.

          • Ricardo Correia

            Obrigado, Paulo.

  3. RICARDO JOSE CORREIA NEVES

    Uma outra dúvida,
    Qualquer servidor pode ser designado ou necessariamente contabilista?

  4. Ricardo Correia

    Paulo,
    É no mínimo intrigante a conformidade ser dada pelo ordenador de despesa, quando não houver servidor designado para dar a conformidade! (Parágrafo único, art. 8° da IN)

  5. Paulo

    Como se dá o fluxo da conformidade dos registros no SIAFI?

    Quando se emite uma Nota de Empenho o processo segue para o conformista, assim como todos os registros também devem seguir para o crivo do conformista?

    Não temos ainda implantado o SEI, então devo encaminhar o processo (físico – papel) para o responsável pela conformidade assim que emitir o registro no SIAFI?

    Temos muitas dúvidas e a instrução não deixa claro.

    • Olá Ricardo,

      O fluxo de análise documental bem como os registros dos documentos hábeis do SIAFI deverão ter sido verificados pelo Conformista antes de fazer o registro da Restrição (se for o caso). Se não for em meio digital deverá ser pelo meio papel (físico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *