Sobre

Quando fiz vestibular, escolhi o curso de Geografia, pois acreditei que ele fosse me direcionar para o dar aulas. Ledo engano! Em 2 anos aprendi muito entre muitas outras coisas, mas nada disso aplicado. Foi quando fiz outra graduação em Processamento de Dados foi que percebi que a evolução tecnológica ainda vai seria muito útil para a sociedade. E o futuro chegou.

A grande verdade é que mesmo no serviço público, ter uma forma diferente de ver o mundo era algo que poderia ser perigoso causando mudanças para pessoas que estavam acostumadas com a paisagem. E era assim que eu enxergava o futuro que eu queria. Eu sempre quis avançar nos desafios, ajudar os outros e jamais me acostumar com a mesmice.

Até que fui parar na Conformidade, mais especificamente o mundo da Conformidade de Registro de Gestão. Foi aí que vi uma grande oportunidade de cooperar com outros Conformistas. E isso mudou a minha vida!

Eu comecei a estudar a fundo sobre isso, mas não conseguia ter resultados. Mais uma vez eu achei que nada que eu fazia dava certo. Eu pensei em desistir de estudar e por várias vezes, pois achava que tudo isso era em vão, chequei a pensar que trabalhar com Conformidade era coisa de doido (como muitos me falavam). Mas eu não desisti.

Tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe maravilhosa e conhecer mestres de nome do mercado e ver de perto casos de pessoas que saíram da situação caótica e se tornaram grandes Conformistas em seus órgãos. Isso me fez repensar sobre o que eu queria da minha vida e busquei colocar em prática tudo que tinha aprendido nos últimos anos.

Até que começamos a criar um modelo de trabalho organizado usando meu conhecimento adquirido. Conseguimos construir um equipe que me gerasse resultados positivos nas análises dos documentos, ou seja, até quando estou estruturando estratégias e estudando sobre este assunto, continuamos crescendo e avançando. Olhando para trás e vendo hoje, eu posso afirmar que realizamos um sonho. Um sonho que muitos têm: trabalhar e alcançar resultados.

Leia outros artigos de Conformidade de Registro em:  https://conformidadenapratica.com

conformidade-de-registro-de-gestao

26 thoughts on “Sobre”

  1. Paulo,
    Quando geramos o relatório para análise, através da transação IMPCONFREG, temos como resultado inúmeras páginas contendo os eventos.
    Gostaria de saber se podemos ao invés de gerarmos um consumo grande de papel para a geração do relatório se há a possibilidade de termos o relatório em pdf. Há algum impedimento para tal?

    Ricardo Correia

      1. Paulo, estamos procedendo a regularização desta transação em nossa UG (UFPE). Ainda não dispomos do SEI aqui em nossa unidade (UFPE). Porém questiono a impressão dos registros para análise e posterior conformidade. Há um material do TCU que detalha o passo a passo e que esclarece o seguinte : “Além da análise individual de todos os documentos emitidos, deve-se proceder a impressão do Relatório de Conformidade com todos os documentos para assinatura do responsável pelo registro desta conformidade, atestando a análise da conformidade e arquivo”.
        Enquanto não disponho do sistema eletrônico, realmente tenho que imprimir todos os registros?

        1. Se a quantidade de documentos for muito alta você pode imprimir por amostragem. Poderia até mesmo fazer um documento fazendo referência a todos estes documentos (condensado do dia). Nenhuma administração pública tem servidores de sobra disponíveis para fazer a certificação de TODOS os documentos. Incentive seu órgão a instalar o SEI, há um decerto regulamentando isto.

  2. Uma outra dúvida,
    Qualquer servidor pode ser designado ou necessariamente contabilista?

  3. Paulo,
    É no mínimo intrigante a conformidade ser dada pelo ordenador de despesa, quando não houver servidor designado para dar a conformidade! (Parágrafo único, art. 8° da IN)

  4. Paulo

    Como se dá o fluxo da conformidade dos registros no SIAFI?

    Quando se emite uma Nota de Empenho o processo segue para o conformista, assim como todos os registros também devem seguir para o crivo do conformista?

    Não temos ainda implantado o SEI, então devo encaminhar o processo (físico – papel) para o responsável pela conformidade assim que emitir o registro no SIAFI?

    Temos muitas dúvidas e a instrução não deixa claro.

    1. Olá Ricardo,

      O fluxo de análise documental bem como os registros dos documentos hábeis do SIAFI deverão ter sido verificados pelo Conformista antes de fazer o registro da Restrição (se for o caso). Se não for em meio digital deverá ser pelo meio papel (físico).

  5. Paulo

    Após impressão dos Registros e conferencia dos documentos, dentro do periodo de 3 dias, houve correções no sistema de documentos na qual foram gerados outros documentos, e a duvida é a seguinte, como proceder com o primeiro? Aplicar Com Restrição, ou não ha a necessidade devido o mesmo ter sido corrigido porem ter gerado outro documento…a exemplo das NS..no dia X uma NS é gerada, e para ser corrida ha a necessidade de outra NS.. nesta situação devo dar conformidade na primeira sendo que ela esta cancelada dentro do prazo de 3 dias?

    1. Olá Adalberto,
      Quando os documentos analisados são corrigidos, isto é, houve uma substituição ou até mesmo uma NOVA informação colocada dentro do processo, nós sempre CONSIDERAMOS O NOVO DOCUMENTO, e sendo assim, retiramos a restrição e deixamos como OK (sem restrição). Lembre que este prazo de alteração no SIAFI é dentro do mês. (até alguns dias úteis do mês subsequente).

      🙂

  6. Paulo. Na possibilidade de um conformista se equivocar em sua conformidade, dando restrição. Existe algum codigo para esta correção equivocada. Exemplo. O documento x foi dado Com Restrição, porém este documento não encontra-se errado. Como corrigir este equivoco.

    1. Segundo a IN 6 você pode (dentro do mês) fazer a alteração do código de restrição ou alterar no ATUCONFREG tirando a restrição.

  7. Outra Pergunta. Em um volume muito grande de documentações, temos a opção de colocar documentações não analisadas, como restrição e se ganhar mais tempo para analises e não perder os 3 dias para conformar. E a pergunta é, caso haja erros passiveis de correções ainda é possível solicitar alterações mesmo tendo transcorridos os três dias da conformidade?

  8. Faço a conformidade no serviço faz quase dois anos, só que simplesmente me falaram vc vai ficar na conformidade o que aprendi foi somente o necessário,gostaria e aprender mais sobre a conformidade.Não gostaria que meu nome fosse publicado.

  9. O gestor financeiro da unidade pode ser responsável pela conformidade dos registros de gestão? Qual o embasamento legal?

    1. Olá Márcio. Obrigado pelo contato.
      Normalmente o Gestor Financeiro NÃO é bom ser o conformista, isto pelo fato que seria segregação de função, não permitido pela IN 6 da Conformidade.

      É coerente não colocar o Gestor Financeiro pois ele assina as Ordens Bancárias e não poderia certificá-las pela Conformidade concorda?

  10. Olá, Paulo.

    Gostaria de saber se existe impedimento do ordenador financeiro dar a conformidade de gestão.

    1. Olá Deise, obrigado por participar de nossa comunidade. O Gestor Financeiro bem como o Ordenador de Despesas não podem realizar as certificações de conformidade. Leia mais sobre Segregação de Funções

  11. Olá, Paulo.
    Em qual unidade os servidores que fazem a conformidade de registro de gestão deveriam ficar lotados? Existe alguma unidade mais indicada? Alguma unidade não indicada? Há regulamentação nesse sentido?

    1. Oi Thales, obrigado por participar de nossa comunidade de Conformistas aqui no Blog Conformidade na Prática. Então, preferencialmente os servidores e equipe que farão a certificação de conformidade deverão estar desassociada das áreas de pagamento, pois não haveria vínculo nem cobrança para forçar uma certificação de algum pagamento errado com restrição.

      1. Mas há alguma regulamentação sobre qual unidade deveria ficar a conformidade de registro de gestão? Fiz uma breve pesquisa em fontes científicas e há convergência no sentido de estar inserida nas atribuições de controle interno. Porém, em contato com órgãos públicos federais, a conformidade está inserida, em todas as situações, em unidades relacionadas à orçamento, finanças ou contabilidade. Você teria mais informações sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.